Durante 3 semestres, tive o prazer de acompanhar três grupos de idosos como professora voluntária de um curso de WhatsApp aberto à terceira idade em São Paulo. Muito da dificuldade no aprendizado vem da baixa auto-estima. Eles ouvem muito que o celular é intuitivo e que eles têm que ir tentando até acertar. Mas os celulares desafiam a própria estrutura de pensamento. Imagine que durante toda sua vida, você pensou de forma linear, com começo, meio e fim. Os celulares trazem outra lógica espacial que se abre em múltiplas possibilidade. Por isso é muito fácil que alguém que não seja um nativo digital se sinta perdido no meio do caminho.

Além disso, é comum também três medos: apagar alguma informação importante, quebrar o aparelho ou ser taxado por algum serviço que desconhecem. Mas posso falar? Logo que eles ganham alguma confiança, o processo de aprendizado ganha agilidade. E quanto mais eles aprendem, mais eles querem saber.

Baseado no que aprendi com eles, vou, sempre que possível, produzindo pequenos tutoriais com dicas de como otimizar a performance do celular ou sobre como instalar e usar alguns aplicativos que podem ser muito úteis. Converse com os idosos perto de você. Pergunte quais são suas dúvidas. Mas pergunte também quais são seus desejos. Tem algum app que eles gostariam de usar? Escreva pra mim contando qual. E quem sabe você também não desenvolve um tutorial e manda pra mim para eu compartilhar? Meu email: anjonowhats@gmail.com

VAMOS COMEÇAR? Clique no tutorial que deseja baixar.

Para baixar o app Coronavírus SUS, CLIQUE AQUI.

Para baixar o app iFood, CLIQUE AQUI.

Para silenciar as notificações de um grupo de WhatsApp, CLIQUE AQUI.

Para gerenciar o download de mídias no WhatsApp, economizar dados e salvar espaço, CLIQUE AQUI.

O próprio WhatsApp preparou ótimos tutoriais.

Para saber como fazer uma CHAMADA DE VÍDEO pelo WhatsApp, CLIQUE AQUI.

Para saber como fazer uma CHAMADA DE VÍDEO EM GRUPO pelo WhatsApp, CLIQUE AQUI.

Esses tutoriais foram feitos para Android. Fez um tutorial legal, bem explicadinho? Manda pra gente: anjonowhats@gmail.com

Esse site é dedicado a Dudu Balochini, falecido em 2019. Foi ele quem me ensinou a criar sites através da sua iniciativa SeniorGeek.

Orgulhosamente hospedado por King Host.