UMA IDEIA SIMPLES: REGISTRAR OS HÁBITOS ALIMENTARES  EM UM DIÁRIO VISUAL COM O USO DO WHATSAPP.

 

Esse Guia de Boas Práticas de WhatsApp para Nutrição parte de uma ideia simples que fundamenta as iniciativas de automonitoramento (self-tracking) propostas por aplicativos de saúde (m-health apps): o registro e a visualização de dados por pacientes permitem que eles tomem consciência de seus hábitos, capacitando-os para a reflexão e intervenção sobre suas práticas diárias.

Em pesquisa realizada na University of Helsinki, na Finlândia, Ruckenstein (2015) registrou como o uso do aplicativo MealLogger contribuiu para a melhora em hábitos alimentares de pacientes. Através do aplicativo, os pacientes foram convidados a fotografarem suas refeições diárias, criando um diário que permitiu a visualização de dois fatores importantes para a nutrição: a materialidade (aquilo que se ingere) da comida e sua temporalidade (com que frequência se come). O registro fotográfico não fornece as calorias ou número exato de cada nutriente presente na refeição, mas permite que nutricionistas mapeiem a relação que cada paciente tem com o que come, qual o papel da comida em sua rotina diária, além de revelar padrões temporais da sua alimentação. Neste sentido, o aplicativo funciona como “um mediador e tradutor” capaz de revelar problemas, distúrbios alimentares ou possível desinformação sobre como comer bem. Alem disso, para os pacientes usuários, o simples fato de fazerem um registro fotográfico da comida impactou o modo como comem e aquilo que comem. Neste sentido, Ruckenstein propõe, “o automonitoramento é em si uma intervenção”.

Esse guia ensina passo-a-passo como construir um diário visual alimentar no WhatsApp.

ÍNDICE DE PROTOCOLOS

ENSINANDO O PACIENTE 
Passo-a-passo de como fotografar e enviar fotos ao nutricionista.

FIXANDO A CONVERSA COM O NUTRICIONISTA
Passo-a-passo para fixar a conversa com o nutricionista no topo do histórico de conversas do WhatsApp do paciente com o objetivo de facilitar sua visualização e acesso.

LIMPANDO A CONVERSA ANTES DE INICIAR O DIÁRIO VISUAL
Passo-a-passo para limpar o histórico gerado pelo treinamento para iniciar o diário visual.

ENVIANDO MENSAGEM DE BOAS VINDAS
Estabelecendo as regras da conversa e do serviço.

VISUALIZANDO O DIÁRIO ALIMENTAR DO PACIENTE
Acessando o diretório MÍDIA do WhatsApp.

DANDO FEEDBACKS
Comentando o diário alimentar do paciente.

COMENTANDO UMA FOTO ESPECÍFICA
Dando feedback sobre um registro específico do diário alimentar do paciente.

SALVANDO AS IMAGENS DO DIÁRIO VISUAL NO PROTOCOLO MÉDICO
Fazendo downloads das imagens do diário visual para arquivamento no prontuário do paciente.

PARA FAZER O DOWNLOAD GRATUITO DO GUIA COMPLETO, PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO:

3 + 14 =

O Guia de Boas Práticas de WhatsApp para Nutrição está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Você pode usá-lo para fins comerciais e não-comerciais sempre citando o autor. CC @2019 Marília Duque Pereira. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.

Orgulhosamente hospedado por King Host